Soluções>Benchmarking

Cápsula de Valor Acrescentado (CVA) | IASIST

Vários hospitais já implementaram um sistema de informação com indicadores ao nível da prestação de cuidados de saúde e económicos, para visualizar os resultados de gestão a partir da sua plataforma SAP (ou outras), um poderoso sistema de armazenamento, tratamento e reporting de informação com a finalidade de dar resposta a grande parte das necessidades da gestão do hospital e promover a cultura de avaliação de resultados dos prestadores de cuidados de saúde.

Como parte da evolução dos sistemas de informação, a IASIST pode enriquecer a realidade capturada em SAP com a realidade observada em hospitais de referência e compará-los, permitindo a contextualização adequada dos seus resultados em comparação a ambientes semelhantes e, portanto, permitindo a avaliação dos seus resultados com metodologias de benchmarking clínico.

IASIST fornece informações de benchmarking para a integração com outras ferramentas de BI (Business Intelligence) através de um serviço designado por Cápsula de Valor Acrescentado (CVA).

O CVA, baseado na tecnologia de webservices, atribui a cada episódio de hospitalização um conjunto de variáveis relacionadas com diferentes indicadores e permite processar episódios individuais ou um conjunto de episódios de cuidados prestados por um hospital e voltar "enriquecido" com um conjunto de informações suplementares. Por exemplo, a CVA pode receber do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) um conjunto de registos de hospitalização e cirurgia sem admissão e validado a partir do CMBD do Hospital e devolve em SIH o mesmo arquivo com um conjunto de novos campos.

Alguns exemplos de campos novos ou indicadores acrescentados pela CVA seriam:

Conjunto básico de gestão hospitalar (indicadores por serviço e Hospital) + de 35 Indicadores

  • Índice de Complexidade
  • % admissões urgentes ou programadas
  • Estada Média
  • Taxa de substituição bruta CSI
  • % de mortalidade, complicações, readmissões brutas
  • Permanência esperadas do indivíduo no hospital
  • Complicações hospitalares, diferenciando as complicações vigiadas e as cirúrgicas

IASIST definirá com cada prestador de cuidado de saúde a melhor forma de interconectar a plataforma do Hospital com a Cápsula de Valor Acrescentado (CVA) da IASIST.

Figura 1. Esquema gráfico do funcionamento da Cápsula de Valor Acrescentado