Comunicação>Atualidade

Benchmarking Clínico - Estudo comparativo entre Grandes Hospitais Universitários Ibéricos | IASIST

19/04/2012

A IASIST Portugal pretende, com este estudo, contribuir para um conhecimento mais objetivo, rigoroso e aprofundado sobre os sucessos dos nossos maiores hospitais públicos, assim como sobre o potencial de melhoria que alguns indicadores deixam claramente transparecer.

Fazemo-lo numa perspetiva eminentemente clínica dos seus resultados e num processo de análise comparativa, inédito em Portugal, com um conjunto de hospitais representativos e similares, de Espanha.

Refira-se a importância deste tipo de estudos no espaço europeu, face à Diretiva 2011/24/EU do Parlamento Europeu e do Conselho de 9 de Março de 2011, relativa ao exercício dos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços. A transposição desta Diretiva para os países-membros até 25 de Outubro de 2013, justifica plenamente a exigência de um benchmarking entre os hospitais europeus, que dê informação relevante para as opções dos cidadãos e para as decisões das Autoridades de Saúde de cada país-membro.

Em resumo, a qualidade assistencial dos hospitais portugueses é, globalmente, bastante positiva e robusta, o que se deverá, com certeza, à competência dos profissionais e à atualização das tecnologias utilizadas no diagnóstico e tratamento dos doentes.

Como notas finais, de realçar os bons resultados apresentados, globalmente, pelos hospitais universitários portugueses presentes na amostra, no cotejo com os seus congéneres espanhóis. Parecem ser, todavia, evidentes alguns problemas de organização e de funcionamento, designadamente quanto aos registos médicos, às durações de internamento e à ambulatorização cirúrgica, com consequências não negligenciáveis em matéria de receitas, de custos e de desperdícios.

Fotografias

Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Benchmarking Clínico - Estudo comparativo entre Grandes Hospitais Universitários Ibéricos