Comunicação>Atualidade

II Conferência Benchmarking Clínico | IASIST

15/12/2013

Ambulatory Care Sensitive Conditions - Impacto do Internamento dos Doentes Crónicos no SNS

Os Ambulatory Care Sensitive Conditions (ACSC) são casos clínicos que, em princípio, poderiam ter sido prevenidos e controlados em cuidados de saúde primários, mas que acabam por ser atendidos e tratados em regime de internamento hospitalar.

Este estudo pretende, justamente, contribuir para a identificação dessa casuística hospitalar em algumas das doenças crónicas com maior relevância, em termos de prevalência e de custos.

Pensamos tratar-se de um trabalho inédito no contexto português, pois, apesar das múltiplas referências que encontramos sobre as doenças abordadas, em nenhum caso se perspetiva uma análise baseada na metodologia dos ACSC.

A IASIST adotou para este estudo uma metodologia já utilizada noutros países* para o mesmo fim e que nos permite dar resposta àquelas duas questões com elevada segurança.

Este tipo de estudos insere-se no âmbito da eficiência dos sistemas de saúde, cruzando de forma vertical dois níveis de prestação de cuidados (primários e hospitalares).

O seu principal objetivo é monitorizar a adequação no uso de recursos hospitalares versus a medicina geral e familiar, tendo em atenção que esta tem como uma das suas missões fundamentais, filtrar a procura dos serviços hospitalares e reduzi-la – dados os custos e os riscos destas prestações – às necessidades efetivamente incontornáveis.

Da coerência e eficácia deste modelo de prestação de cuidados resultarão, necessariamente, ganhos em saúde para os doentes, mais rapidez na resposta e mais racionalidade e eficiência na utilização de recursos cada vez mais escassos.

II Conferência Benchmarking Clínico