Comunicação>Glossário

Grupos de Diagnósticos Homogéneos (GDH) | IASIST

10/01/2010

Sistema de classificação de doentes (SCD) concebido para o internamento de casos agudos, em que os episódios de prestação de cuidados pertencentes a uma mesma classe apresentam um certo nível de homogeneidade clínica e um consumo de recursos esperado similar.

Cada classe ou grupo tem associado um Peso Relativo (PR) como expressão do custo relativo desse grupo em relação ao episódio médio na hospitalização de casos agudos.

O sentido clínico das categorias resultantes, juntamente com as suas propriedades de isoconsumo, converteram os Grupos de Diagnósticos Homogéneos no SCD mais universalmente utilizado para avaliar a produção de um hospital. Atualmente, são largamente utilizados em muitos países como base da categorização do produto hospitalar para efeitos de gestão, planeamento e financiamento.

Hoje em dia, existem diversos sistemas de GDH utilizados, desde os desenvolvidos por companhias privadas até os individualmente desenvolvidos por países, que têm, no entanto, características comuns evidentes. Entre os Sistemas de GDH mais utilizados destacam-se os All Patient DRG, os CMS-DRG, os AR-DRG, os HRG e os GHM.