Soluções>Agrupadores

ACG | IASIST

ACG® - Adjusted Clinical Groups® ACG® (Agrupador)

A IASIST é o distribuidor exclusivo dos Adjusted Clinical Groups® (ACG®) em Espanha e Portugal. Contacte a IASIST e conheça o seu funcionamento e potencialidades.

A IASIST distribui em Espanha e Portugal o agrupador ACG® (Adjusted Clinical Groups®), desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, o sistema de "case-mix" de base populacional mais utilizado a nível internacional para o financiamento e gestão por capitação. Em Espanha este é considerado como o sistema mais idóneo para a Prestação de Cuidados de Saúde Primários.

Uma perspetiva inovadora

O ACG® é um sistema de classificação de grupos de referência mundial no âmbito da Prestação de Cuidados de Saúde Primários e constitui uma metodologia de ajustamento pelo risco que pode ser utilizada para conhecer a distribuição de riscos associada à sua população de referência: permite conhecer a taxa agregada de morbilidade e as implicações para o negócio dos seguros.

A quem se dirige?

O sistema ACG® cria uma linguagem comum para a análise dos serviços de prestação de cuidados de saúde que beneficia os prestadores, os compradores e os consumidores de serviços. O sistema ACG® é utilizado num vasto leque de aplicações que requerem ajustes por risco:

  • Estabelecer o pagamento por capitação para grupos de prestadores de cuidados de saúde
  • Valorizar a eficiência dos prestadores de cuidados de saúde
  • Predizer os utilizadores de alto risco para a gestão clínica dos mesmos
  • Distribuir os recursos pelas diferentes áreas de saúde de forma mais equitativa
  • Avaliar a acessibilidade aos serviços
  • Melhorar a qualidade

Muito mais do que um agrupador, um amigável kit de ferramentas

O sistema ACG® da Universidade Johns Hopkins é mais do que um simples modelo de ajustamento pelo risco: é um conjunto de ferramentas concebida para ajudar a explicar como se distribuem e consomem os recursos no sector de prestação de cuidados de saúde.

Agrupador ACG®

A base do sistema é o algoritmo dos Adjusted Clinical Groups® (ACG®). Cada ACG® classifica pessoas em categorias de morbilidade únicas, mutuamente exclusivas e baseadas nos padrões de doença e no consumo esperado de recursos. Os ACGs podem ser utilizados com maior sucesso em detrimento das categorias tradicionais de idade/sexo quando se pretende explicar as variações na taxa de morbilidade entre duas ou mais populações de pacientes.

Expanded Diagnostic Clusters (EDC)

Para dar um maior significado clínico à interpretação das causas, o software do sistema ACG® também inclui os Expanded Diagnostic Clusters (EDCs). Os EDCs são agrupamentos de códigos de diagnóstico que descrevem condições idênticas ou relacionadas, sendo úteis para examinar a epidemiologia das doenças numa população. Poderão utilizar-se, também, como marcadores de doença ou de condição física em diversas aplicações, como a identificação de pacientes suscetíveis de virem a ser incluídos em programas específicos de medicina gerida.

Modelo de previsão

O sistema ACG® inclui um sofisticado modelo de previsão (ACG-PM®) que foi apurado para identificar pacientes com elevado risco de consumo futuro de um grande volume de recursos de prestação de cuidados de saúde, assim como calcular esse mesmo custo potencial. Antes do estado de saúde do paciente piorar e este vir a consumir numerosos recursos, o ACG-PM® ajuda a identificar as pessoas que podem beneficiar de uma gestão mais intensa do seu processo ("disease management", "case management", etc.). O sistema ACG-PM® é também útil para estimar o consumo de recursos futuros de determinados grupos da população com aplicações no âmbito da melhoria da qualidade.

Requisitos mínimos de informação

Os ACGs são obtidos exclusivamente com base em dados de codificação de diagnósticos registados nos relatórios médicos ou recolhidos nas histórias clínicas eletrónicas, na idade e no sexo dos pacientes. Não são precisos dados procedentes de inquéritos ou de qualquer outro tipo.

Um sistema. Muitas ferramentas. Muitas aplicações. Muitas vantagens.

Os ACGs estão disponíveis sob a tutela de uma instituição académica de renome mundial: a Universidade Johns Hopkins. Esta universidade realiza investigação em medição de riscos e a sua categorização há mais de 25 anos. A Bloomberg School of Public Health da Universidade Johns Hopkins tem um compromisso firme com o desenvolvimento contínuo dos ACGs e com a sua disseminação entre utilizadores tanto do sector público, como privado.

Notícias Relacionadas